Talvez se tenham dado conta de que a profissão contador está evoluindo rapidamente, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Frente a esta realidade, preparar e manter atualizada a sua empresa que é um pré-requisito para se posicionar à frente da concorrência.  

Ciências contábeis- O que é?

Mas antes de começar a falar sobre a evolução deixe eu te explicar o que é ciências contábeis.

Ciências contábeis é a área que cuida das contas de uma empresa, através do registro e controle de receitas, despesas e ganhos. O profissional contador coordena e controla os registros comerciais (compras, vendas, investimentos e aplicações) para fornecer uma visão de seus ativos. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações para a direção da empresa tomar as decisões.

Acompanha as mudanças na política tributária, registra os fatos e atos administrativos e é responsável pelo pagamento dos impostos. Pode ajudá-lo a fazer planos de investimento. Em uma empresa, o profissional contador pode atuar no campo fiscal ou financeira, em termos de recursos humanos ou experiência contábil. Ainda pode trabalhar nos departamentos de contabilidade, dadas as pequenas e médias empresas que externalizam a contabilidade, ou abrir seu próprio negócio.

Profissão contador – Evolução da profissão contábil na história recente

Muitos contadores se surpreenderam com as atualizações tecnológicas. Mas, infelizmente, muitos profissionais resistem à mudança.

E você? Como você vê o futuro? Com um pouco de desconfiança? É bom começar a pensar no presente e no refrigerante do ar condicionado nos próximos anos.

Ou sabe que o mercado atual é muito competitivo. A atenção centra-se no número de empresas de contabilidade e seguros. Em frente, há um número tão elevado de concorrentes em um mesmo espaço, a inovação já não é um factor de diferenciação. Essa é uma atitude necessária para sobreviver e atrair clientes.

Mas, até agora, a profissão contábil mudou muito. E tudo começou há muito mais tempo.

A contabilidade sempre foi tratada para adaptar-se aos diferentes mudanças que tiveram lugar na história da humanidade. Método de dupla entrada, sistemas de custos na evolução da revolução industrial. Posteriormente, foram criadas contas de gestão, com o surgimento das sociedades anônimas.

Hoje o momento é digital. A tecnologia tem um impacto direto sobre o trabalho do contador. Várias declarações deverão ser submetidas electronicamente via website. Além disso, é necessário fornecer informação correcta e no tempo adequado aos empresários.

SPED  

Representando a evolução tecnológica das obrigações acessórias, uma vez que nos últimos anos se consolidou muito no setor a abreviatura SPED.

O Sistema Público de Escrituração Digital deu origem a uma nova era com o cruzamento de informações. Há alguns anos, os contabilistas se ocupavam, principalmente, do registro dos documentos enviados pelos clientes. Isso, além de apresentar a declaração de impostos, é claro.

Nesse artigo, com a implantação dos diversos vídeos de SPED, cada empresa precisa dispor de informação detalhada e consistente.

Além disso, um dos principais desafios dos últimos dois anos é combinar a contabilidade com a gestão. Afinal de contas, o profissão contador é visto como um parceiro da empresa, não apenas como um profissional que cumpre com as obrigações acessórias.

Tornou-se um dos principais aliados no processo de desenvolvimento económico e financeiro das organizações. Por exemplo, lembre-se que toda a informação da empresa está ao alcance de sua mão, desde os pequenos valores que saem da caixa até um grande número de aplicações. Com isso, você pode ajudar o empresário a tomar decisões.

Mas para que esta informação seja enviado e recebido rapidamente, um fator foi crucial para a evolução da profissão contábil: a tecnologia.

E aqui vai uma dica amigo! Caso você ainda não domine o SPED faça o Curso Formação SPED do professor Fellipe Guerra. O curso é online dando a possibilidade a você de assistir em qualquer hora e em qualquer local, sem falar do preço super em conta e da didática incrível do professor

A influência tecnológica profissão contador  

Para os contadores abertos à mudança, a tecnologia tende a ser um grande aliado. Seus efeitos se refletem na produtividade, otimização do tempo e, acima de tudo, a precisão da informação.

Quem não escreveu informação incorreta quando as notas fiscais foram emitidas manualmente? Ou até mesmo nos mesmos lançamentos de dois pequenos valores em dinheiro utilizadas pelas empresas. Uma diferença de um centavo pode exigir muito trabalho para encontrar a fonte do problema, não é mesmo?

A verdade é que a tecnologia tem facilitado a profissão contador nos últimos anos. Isso aplica-se em particular aos novos sistemas de nuvens integrados aos clientes. Esses instrumentos são acessíveis a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Além disso, o sistema de nuvem é muito seguro. Não exige horas de instalação, como os antigos sistemas ERP, que precisa de seu próprio servidor e a contratação de uma equipe especializada.

Tecnologia significa automação do serviço de anúncios. Adaptar-se às mudanças positivas que traz você pode fazer ou contrariar pode poupar muito tempo. Trata-se simplesmente de pensar em tarefas repetitivas ou de serviço de anúncios que ainda são necessários.

Mas para que possa estar preparado para os anos vindouros, veja abaixo quais as mudanças importantes que deverá ter em conta.

Principais mudanças contábeis para os próximos anos:

O mercado está se adaptando rapidamente a essas mudanças. Entre elas se incluem a contabilidade na nuvem, o cruzamento de dados, contabilidade e administração unificada e a presença on-line. Algumas ideias para lhe ajudar a penas por onde começar.

O perfil da nova profissão contador

O contador está em constante mudança, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Tanto é assim que muitas das informações já não aparece no papel. Quem imaginaria isso há alguns anos?

Para se tornar um verdadeiro contador do futuro, você precisa o reduzir os impactos da mudança contínua. E isso se pode fazer, antecipando cenários e a provocação das soluções.

É necessário participar ativamente dos debates sobre os  processos e estar atualizado sobre as inovações. O contador gestor, que auxilia na gestão das empresas é o profissional contador que se destaca hoje.

Por isso, a profissão contador depende da combinação de tecnologia e gestão. Isso dará um grande valor agregado para o seu escritório. Sem dúvida, com essas duas funções alinhadas, você terá muito destaque no mercado.

Consultoria

Muitos contábeis apontam a dificuldade de conseguir novos clientes. Aliás, você sabia que é até 10 vezes mais difícil de fazer isso do que manter um cliente e vender mais serviços? Como não podia ser de outra maneira, a dica é investir em relacionamento. Ofereça soluções para aqueles que já estão negociando com você.

Vocês, como profissão contador, podem perceber as várias dificuldades que o seu cliente está passando e assim oferecer as soluções.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Serasa, um terço das empresas brasileiras estão em dificuldades financeiras. A maioria delas são microempresas. E como vocês sabem, este é o principal modelo de negócio que os escritórios de contabilidade atendem.

Então, por que não começar a oferecer consultoria agora para aqueles que já está prestando serviços? Isso pode fazer uma grande diferença no seu negócio. E no futuro será essencial para a profissão contábil.

Suporte customizado

O seu escritório fica em contato com o cliente apenas para tirar dúvidas e cobrar o envio dos documentos mensais? Em caso afirmativo, esse é um dos principais pontos que devem ser alterados.

Se você precisa de uma relação mais estreita com os clientes. Essa proximidade não deve depender de viagens das empresas para as quais presta serviço. Por exemplo, você pode organizar reuniões via Skype ou Hangout.

Além disso, você pode agendar reuniões on-line (os chamados seminários) com vários clientes, para lidar com tudo de uma vez. A proposta é falar de questões que são um problema comum. Isso inclui a organização financeira da empresa.

Quantas escritórios sabe como fazer isso? Então você pode começar a pensar no futuro de seu negócio hoje. Essas são atitudes simples que vão aumentar drasticamente o valor do seu serviço.

Escritório de contabilidade – presença digital

Outro ponto a destacar é a presença da empresa na Internet. Isso é serve tanto para manter os clientes atualizados quanto para ganhar novos clientes.

Mas ter um website ou uma página em uma rede social não é muito valioso, se não são mantidos atualizados os canais de comunicação. Se você perceber, as melhores empresas o fazem. Publicam conteúdos jornalísticos e este é o novo marketing digital em contabilidade virtual.

Pode manter a sua presença digital de várias maneiras. Por exemplo:

  • Publique artigos em seu blog corporativo;
  • Publicar fotos e atualizações de contabilidade nas redes sociais do seu escritório;
  • Envie e-mails regulares com notícias;
  • Crie vídeos curtos e objetivos para atualizar seus clientes e dar para o seu escritório ainda mais credibilidade.

Não perca tempo! Comece logo com a implementação de novas estratégias de marketing digital para potencializar o seu escritório.

Profissão contador, equipe e modernização

Nesse artigo foi verificado as mudanças que vêm sofrendo com a profissão contador.  evolução na história recente. E descobriu a tecnologia e seu impacto na contabilidade.

Minha sugestão é que você compartilhe esse conteúdo com a sua equipe de contabilidade. Faça que eles saibam o quanto é importante estarmos preparados. Todo o mundo deve empenhar-se para melhorar a maneira de fazer a contabilidade e a se tornar um contabilistas do futuro.

Resumo
Data
Excelente artigo. Ajuda a esclarecer muito sobre o futuro da profissão de contador. Brigada 😘
51star1star1star1star1star