Com as frequentes mudanças, o mercado globalizado é cada vez mais exigente. A atualização contínua já não se traduz em um grande diferencial competitivo, mas que se converte em uma condição elementar para qualquer profissional.

No mundo contábil e tributário, esta necessidade é, muitas vezes, ainda maior, devido à enorme complexidade do sistema tributário brasileiro e a enorme quantidade de obrigações acessórias.

Dominar as tecnologias disponíveis, e comunicar informações aos clientes da forma mais objetiva possível e exercer a segurança completa, o cumprimento e a aplicação da legislação são apenas alguns dos desafios.

Para os profissionais da contabilidade, a informação é tão importante quanto os números. Portanto, a busca do conhecimento deve ser constante. O mercado está à procura de profissionais bem preparados e dispostos a oferecer o que os outros não têm.

A formação contínua em contabilidade exige uma série de ações que servem de orientação prática. Confira o que são!

Manter-se atualizado com as alterações legislativas

Este é um princípio fundamental para todos os profissionais da contabilidade e da fiscalidade. No entanto, nem sempre é fácil de seguir de perto todas as mudanças, uma vez que o número de legislação tributária no Brasil é alarmante.

Por isso, uma boa dica é usar os boletins técnicos de empresas especializadas em campo como IOB, Fiscosoft, Cenofisco, Econet, etc. Outra diretriz importante é ter acesso aos portais das entidades de contabilidade – Conselho Federal de Contabilidade, Comissão de Normas Contábeis, Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicatos, Associações de Classes, de Contabilidade, etc. – e poder aceder a estes sites.

Esta é uma forma de ter em conta as mudanças mais significativas nos princípios, normas e declarações contábeis do CPC, bem como na legislação fiscal, empresarial e de segurança social.

Além disso, os alunos também podem inscrever-se em boletins de notícias do portal que enviam notícias diárias sobre alterações importantes na legislação para o seu endereço de e-mail.

Participar em cursos de formação para entidades de classe

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) muitas vezes oferecem cursos, seminários ou formação rápidos e práticos a cada vez que o governo promove uma mudança na legislação sobre serviços de contabilidade com o fim de contribuir para a formação profissional dos contabilistas.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) já regula o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) com cursos de pós-graduação, cursos presenciais e à distância, seminários, entre outras atividades, destinados a reciclar conhecimento e formação contínua em contabilidade.

Estes eventos são conduzidos por licenciados acreditados de acordo com as diretrizes da NBC PG 12:

  • Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
  • Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs);
  • Instituto Brasileiro de Auditores de Contas (IBRACON);
  • Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC);
  • Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon);
  • As Instituições de Ensino Superior (IES) estão credenciadas perante o Ministério da Educação e Cultura;
  • Instituições de Especialização ou Desenvolvimento Profissional que oferecem cursos ao público em geral;
  • Federações, sindicatos e associações da classe contábil;
  • Firma independente de auditoria;
  • organizações contábeis; e
  • Órgãos reguladores.

O participante do programa deverá atingir um certo número de pontos, obtidos ao participar de cada evento ou curso. Além disso, essas atividades são uma fonte importante de formação adicional em contabilidade, para que os contabilistas possam fazer frente à aplicação prática das normas e a legislação.

A EPC também fomenta a produção intelectual de seus participantes através da publicação de estudos e artigos, e como autores ou co-autores de livros.

Investir na formação profissional de EAD

Além de atualizar a legislação existente e as normas internacionais, o contabilista tem muitas outras razões para estudar.

O atual cenário do mercado exige, entre outras características, um profissional multidisciplinar, flexível, analítico, dinâmico, pró-ativo, estratégico e sempre ligado com as mudanças do mundo empresarial e contábil.

O contabilista deve estar preparado não só do ponto de vista técnico, mas também em relação com a sua função estratégica de contribuição para o processo de tomada de decisões das empresas. Por isso, é importante adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

O contabilista poderá tentar ampliar os seus conhecimentos e competências profissionais, nomeadamente através da formação em gestão, liderança, apoio e negociação, recursos humanos e tecnologia.

Hoje em dia, com o crescimento da modalidade de educação a distância (EAD), há muitos bons cursos disponíveis que permitem estudar a partir de qualquer dispositivo móvel (smartphones e tablets), em qualquer lugar e em qualquer momento.

Estes cursos são frequentemente muito mais baratos do que os cursos presenciais. Em outras palavras, você pode fazer um bom investimento e economizar tempo e dinheiro.

Posso dar o exemplo do Curso Formação em SPED do professor Fellipe Gerra. Esse é um curso que realmente está fazendo o diferencial. Como você já deve saber não há mais como falar em contabilidade sem falar de SPED e esse curso, além de ser online, estar super em conta, ter vários bônus, possui o professor Fellipe Guerra que tem uma didática surpreendente.

Aprender inglês com fluência

O inglês ainda é o idioma principal do mundo, já que é um idioma obrigatório para todos os profissionais, independentemente de sua área de especialização. No entanto, para os profissionais do setor de contabilidade, que se tornou cada vez mais essencial.

As normas contábeis brasileiras foram assimiladas às normas internacionais, o que permite aos estrangeiros uma melhor compreensão de nossas demonstrações. Muitas multinacionais e investidores de outros países continuam vindo para o Brasil.

Assim, torna-se evidente que o contador que domina este idioma tem um grande diferencial competitivo. Há muitos cursos disponíveis on-line e com um pouco de dedicação e baixo investimento financeiro, você pode alcançar fluência.

Além disso, deve estar por dentro das tendências em todo o mundo, já que a contabilidade é agora uma área de ação global. Neste sentido, o que aparece de novo em outros países pode ser tomada como padrão internacional, e, em consequência, também aqui.

Participar em redes sociais e fóruns

Além do entretenimento, as redes sociais como LinkedIn e Facebook – são amplamente utilizados para as relações profissionais, o estabelecimento de contatos e negócios. Deste modo, é muito importante que o contabilista marque a sua presença nestes ambientes virtuais.

No LinkedIn, por exemplo, você pode criar um perfil com todas as suas experiências profissionais, participar em grupos de discussão, publicação e seguir artigos, pois sempre há temas importantes que manter por dia.

Os fóruns – plataformas utilizadas para promover o intercâmbio de pessoas, experiências e idéias sobre temas específicos, são também espaços interativos ótimos para o debate e o aprendizado. No campo da contabilidade, um dos mais conhecidos é o portal de contabilidade.

Este é um site de notícias de contabilidade que tem um fórum ligado. Para participar, basta registar-se e criar uma conta. Então, simplesmente crie seus próprios temas para tirar dúvidas ou discutir questões locais, e escrever artigos.

As ferramentas tecnológicas são um grande aliado da qualificação profissional. Existem muitos sites e blogs especializados em contabilidade e fornecedores que, muitas vezes, fornecem informações muito relevantes e atualizadas.

Além disso, há uma série de sugestões sobre temas de interesse para o contabilista. Muitas dessas páginas são manuseadas por profissionais que são referências em contabilidade.

O estudo destes materiais é uma forma prática e econômica de manter-se atualizado. Além disso, participar de debates é uma ótima maneira de conhecer novos pontos de vista, aperfeiçoando sua maneira de superar os desafios da vida cotidiana.

Acompanhamento dos avanços tecnológicos

A revolução tecnológica dos últimos anos teve um impacto avassalador no mundo da contabilidade. Procedimentos que antes eram de papel – quase todos eles se tornaram digitais.

Atividades como contabilidade e orçamentos, faturamento, cálculo e arquivo de impostos se levam a cabo agora eletronicamente. O trabalho diário do contabilista mudou completamente.

Cada vez surgem mais novas soluções digitais. Em todo momento se apresenta uma versão melhorada de um software, o que faz com que o seu antecessor é obsoleto. Manter-se atualizado com estas mudanças não é uma tarefa fácil, mas é fundamental.

Mantenha a concorrência no radar e fique atenta as novas características que usa. Tente seguir de perto os desenvolvedores de software de contabilidade. Sempre compartilham em seus blogs, sites e redes sociais uma variedade de conteúdo com as últimas notícias da indústria.

Fique também a par dos novos desenvolvimentos tecnológicos fora do mundo da contabilidade. Uma nova aplicação móvel que facilita a comunicação pode ser um diferencial no relacionamento com o cliente. Outro exemplo é uma aplicação que pode aumentar a produtividade dos funcionários, o que pode ocorrer em qualquer momento.

Estas ferramentas que aparecem no mercado podem lhe dar mais agilidade e praticidade para o dia-a-dia, melhorando o desempenho no exercício de suas atividades. Desta forma, você pode abrir um espaço em sua agenda para dedicar-se a cursos de atualização e requalificação profissional.

Por último, o mercado não suporta mais fãs e isso é especialmente verdade no domínio da contabilidade. Somente os profissionais bem treinados chegarão ao topo da carreira.

Para chegar ao topo, o contador deve desenvolver uma série de habilidades durante o dia – uma série de habilidades que o distinguem de outros.

A formação profissional em contabilidade e uma boa preparação são essenciais, mas fazem parte da “receita básica” para todos os contabilistas, independentemente do segmento e setor em que operam.

Então, as realizações individuais e o sucesso na profissão depende, fundamentalmente, de seu compromisso de aprender e adquirir outros atributos, assim como de aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem em sua carreira.

Esta consciência é essencial para os contabilistas atuais e futuros, e deve traduzir-se em ações concretas o mais rápido possível.

Resumo
Data
Dicas valiosas estão descritas nesse artigo. Recomendo 😉
51star1star1star1star1star